Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


28 setembro 2011

Lá se foram mais umas quantas provas!...

Nestes últimos dias, muitos têm sido aqueles que me têm questionado se tenho ou não treinado, pois não tenho aparecido no parque da cidade nem, ao domingo, como de costume, tenho aparecido na estrada para fazer aqueles treinos, sempre mais longos, mas com companhia diversa ao longo do percurso. A resposta a todos e o meu agradecimento pela preocupação é que realmente não tenho treinado, com muita pena minha, devido a uma rotura nos gémeos da perna direita. Estou a fazer fisioterapia e, se tudo correr bem daqui a, mais ou menos, 10 dias estarei a fazer alguns minutos de corrida lenta. As meias Maratonas e a Maratona do dia 6, essas, já foram. A ver vamos se tudo fica bem e se daqui a dois meses posso correr uma ou outra prova que apareça. Até lá, boas corridas a todos.

19 setembro 2011

Meia Maratona Sportzone 2011


Terminada que está mais uma edição da Meia Maratona Sportzone 2011, urge fazer um balanço da mesma. Em termos pessoais pouco ou nada tenho a dizer pois, infelizmente, uma lesão nos gémeos da perna direita tem-me impedido de treinar e, como tal, não pude alinhar à partida. Contudo, estive presente com os meus companheiros de corridas, até porque levantei o meu dorsal (já estava pago) e a respectiva camisola alusiva ao evento. Pelo facto de estar presente e sentir na pele os sentimentos dos meus colegas tenho que fazer um reparo que, não retira mérito a toda a organização que a prova teve mas, de certa forma limita e deixa má imagem da mesma. Estou a referir-me à hora da partida. A mesma estava marcada para as 10 horas e só foi dada às 10,20 o que não abona nada a favor de tão prestigiada prova e seus colaboradores. Se querem fazer desta prova um marco de nível internacional não se pode cometer este erro. Lá fora isto já não acontece à muito tempo. O Jorge Teixeira que me perdoe mas, os atletas do pelotão, aqueles que fazem número, merecem muito respeito, sem eles este tipo de eventos não chegam a patamares que já chegou esta prova. Muitos dos estavam à partida, fartos de esperar, diziam que, se calhar, para o ano já não vinham. Há que rectificar isto pois sabemos que os patrocinadores mandam mas, sem atletas amadores não se fazem provas deste cariz.

18 setembro 2011

O novo ano lectivo está aí...

Iniciado que está mais um ano lectivo, há que reorganizar toda a vida pessoal, familiar e profissional, pois estão de volta os horários onde, por vezes, para cumprir todas as obrigações e alguns prazeres, é dificil apertar tudo num dia que tem (apenas) 24 horas. A vida profissional,essa tem a primazia no horário e no empenho, pois é daí que saí o salário para todas as outras vertentes, sem nunca esquecer todas as outras, incluindo a minha actividade física diária - a corrida continua. Tal como digo no sub-titulo bolg, este está muito voltado para os meus alunos, por forma a dar-lhes meios de consulta e análise que os façam reflectir e interessar pela Educação Física em geral e pela actividade física e desportiva em particular. Darei sempre atenção e actualizarei as regras das diferentes modalidades desportivas, incluindo das novas modalidades que são alternativas a todas as outras. Exemplo disso é o Basebol que darei conta num dos próximos artigos.

10 setembro 2011

Mundial de Hóquei. Será?...

Com o início, hoje, do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, Sub-20, a realizar em Barcelos, levanta-se a questão da oportunidade e mais valia de um evento deste género na cidade. Todos sabemos da reduzida importância e envolvimento da modalidade no pais e em Barcelos em especial, desde alguns anos a esta parte. A pouca atractividade da modalidade para os jovens, o nível dos dirigentes e técnicos e a concorrência de outras motivações, tem levado a que o hóquei em patins tenha caído bastante, comparativamente com outras modalidades. O momento de crise que se vive, o afastamento das televisões e o preço dos materiais de hóquei poderão, também, ser uma das razões. Por outro lado, é sabido que, um torneio destes traz custos avultados que o município tem que assumir. A visibilidade dada ao evento é muito baixa. É vermos os jornais desportivos de hoje ou os canais de televisão e não se vislumbra uma noticia que seja sobre o mesmo, muito menos a transmissão de um jogo pela televisão. A questão a colocar é muito simples. Será que, colocando nos pratos da balança todos os prós e contras, o saldo é positivo? Alguém que arrisque uma resposta. Veremos se valeu a aposta.

02 setembro 2011

Mais um percalço?!!!!


Ontem, quando tinha 30 minutos de treino, tive que parar pois as dores sentidas nos gémeos da perna direita eram de tal ordem que já não aguentava. No dia anterior não treinei porque me sentia um pouco cansado, mesmo assim… Será que estou a querer ir mais longe do que aquilo que devo? Tenho treinado bem, em termos de número e volume de treinos, sempre a olhar e tendo como objectivo a maratona do dia 6 de Novembro. Tenho feito 5 a 6 treinos por semana, com 60 a 70 minutos por treino e ao domingo tenho feito sempre à volta das duas horas. Não me parece nada de excepcional. Hoje durante todo o dia coloquei gelo e estou a tomar Voltaren. Vou descansar totalmente até domingo ou segunda e depois recomeçar com algumas cautelas. Vamos ver o que isto vai dar. Já nem sei se poderei participar na Meia Maratona da Sportzon. Só espero que a recuperação seja rápida, nada como no inicio do ano, onde estive dois meses sem correr. Vou ter que ter alguns cuidados e, se calhar, mudar um pouco o tipo de treino. Agora tenho é que recuperar, isso é fundamental.