Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


14 março 2011

Badmington


1.Campo
As medidas do campo são as constantes na figura ao lado. O campo é um rectângulo com linhas de 40mm de largura e preferencialmente de cor branca ou amarela. Todas as linhas fazem parte do campo.
 Os postes têm 1.55 metros de altura e são colocados na linha lateral de pares.
 A rede tem 76 cm de altura e pelo menos 6,1 metros de largura. A altura da rede medida a partir do chão é de 1,524 m no centro do campo e 1,55 m nas laterais.
2.Volante
O volante é feito de materiais naturais e/ou sintéticos. As penas terão um comprimento uniforme entre 62mm e 70mm quando medidas da ponta até o topo da base. As pontas das penas formam um círculo com um diâmetro entre 58mm e 68mm.
A base tem um diâmetro entre 25mm e 28mm e é arredondado em baixo. O peso andará entre 4.74 e 5,50 gramas.
3. Raquete
A raquete tem um corpo com 680mm no comprimento total e 230mm na largura.
4. Sorteio
Antes do início da partida é efectuado um sorteio para ver quem serve ou recebe primeiro e para ver de que lado do campo começa a jogar.
5. Sistema de Pontuação
Uma partida é jogada a melhor de três “games”, a não ser que seja combinado de outra forma.
O primeiro lado que fizer 21 pontos será declarado vencedor do jogo desde que haja uma diferença de dois pontos, excepto se chegar a 29 a 29 em que ganha quem primeiro chegar ao 30º ponto.
Quem fez serviço ganha ponto desde que o outro lado cometa falta ou o volante caia dentro do campo contrário ou fora do campo desde que tocado pelo outro lado.
O lado que vencer o “game” ou jogo serve primeiro no próximo “game”.
6. Troca de Lado
Os jogadores trocam de lado no final do primeiro jogo, antes do início do terceiro jogo (se houver); e no terceiro, quando um lado chegar a 11 pontos primeiro.
Se existir uma omissão na troca de lado, assim que o erro for detectado e o volante não estiver em jogo, dá-se a troca com a pontuação existente a permanecer.

7.Gestos Técnicas

7.1. Clear
Devolução do volante com trajectórias altas. Batimento por cima, para passar o volante por cima do adversário e colocá-lo no fundo do campo.
7.2.     Lob
 Devolução do volante, com trajectórias abaixo da cintura. Batimento por baixo, imprimindo uma trajectória alta e para o fundo do campo.
7.3.    Serviço
 Pode ser curto ou comprido. A ponta do pé esquerdo dirigida ao canto direito oposto e o calcanhar do pé direito um pouco mais afastado da linha central do que o outro (lado contrário). O volante seguro pelo polegar, médio e indicador. O movimento do braço é contínuo e rápido após batimento.
7.4.     Amorti
Devolução do volante, com trajectórias altas ou baixas. Batimento suave, rápido, para tentar colocar o volante no campo do adversário, o mais próximo possível da rede, e para que este não o consiga devolver. O amorti pode ser alto ou baixo.
7.5.     Drive
Devolução do volante, à direita e à esquerda, com um batimento forte à frente do corpo e com a raqueta paralela à rede, procurando imprimir o volante numa trajectória tensa.
7.6.     Remate (Smash)
É um golpe de ataque utilizado na devolução do volante que vem de trajectória alta, no qual se utiliza um batimento rápido, forte e com trajectória descendente. O batimento é feito acima da cabeça e à frente do corpo, após um movimento amplo e contínuo do braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário