Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


13 fevereiro 2011

A Linha Sinuosa da Prática Desportiva

Barcelos nunca foi um exemplo de terra voltada para o desporto e para a prática desportiva. Que me perdoem aqueles que, por orgulho ou teimosia, pensam e defendem o contrário. Os Capuchos, os Domingos Carvalho ou as Fernandas Miranda, para percorrer três modalidades diferentes, são e foram apenas talentos que, como qualquer excepção, quebram a regra. O topo da pirâmide, no que concerne ao êxito desportivo, deve ser fruto de um forte e congruente fomento desportivo. Tudo deve começar pelas gerações mais jovens e, de uma forma, organizada e segura, sem queimar etapas, sem obcecar pelo êxito nas idades mais jovens, isso sim é fomento e desenvolvimento desportivo. Todos conhecemos exemplos de grandes campeões nos escalões mais jovens e na idade em que se exige tudo, onde é realmente a valer, esses resultados não surgem.
Cuidado com a formação dos nossos jovens. Muita atenção a todos os que, de uma forma ou de outra, estão ligados à formação de jovens. Não projectem neles frustrações antigas pelo que não atingiram enquanto praticantes ou, ainda mais grave, tentam a todo o custo ver num possível êxito do jovem a projecção de si mesmo.
Barcelos precisa de todos, os que praticam e os que lhes proporcionam essa pratica. Além dos nomes sonantes que ficam, a grande maioria fica desconhecida e perde-se no tempo. Bom seria que ficassem conhecidos pela alegria, felicidade e sentido de vida que adquiriram pela prática desportiva enquanto jovens.
Tenham sempre presente que um praticante desportivo (de baixa ou média intensidade) é, por natureza, um cidadão feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário