Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


08 fevereiro 2011

Indicações úteis e beneficios da actividade física e desportiva


Saúde e desporto


O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objectivo de integrar a actividade física ao dia-a-dia de todas as faixas de idades, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades.


É importante compreender a relação entre saúde e estilo de vida (hábitos sociais e culturais), em que a actividade física participa como factor fundamental. Deve-se ter sempre em mente que o corpo humano foi projectado para a acção, e não para a inactividade.
·  Benefícios da Actividade Física para o organismo
·     Reduz o risco de morte prematura.
·     Reduz o risco de morte por doença cardíaca.
·     Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes.
·     Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial.
·     Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem.
·     Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon.
·     Reduz sentimentos de depressão e ansiedade.
·     Auxilia o controle de peso.
·     Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações.
·     Ajuda os idosos a tornarem-se mais fortes e mais aptos a se locomover sem cair.
·     Promove bem-estar psicológico.

Na preparação para a caminhada ou outra actividade física, deve estar incluída uma série de alongamentos (antes e depois da caminhada - ver artigo neste blog)
·
·  Qual o contributo do exercício para o trabalho diário?
Com a revolução electrónica, a maioria das pessoas viu-se diante de uma mesa de computador, e as posturas erradas podem acarretar tensões e dores musculares. Mas a falta de tempo não pode servir de desculpa para fugir aos exercícios.  
Há exercícios, sobretudo alongamentos, que podem ser feitos antes de começar o dia de trabalho. Os especialistas recomendam, também, alongamentos a qualquer hora do dia, ao sentir tensão e/ou rigidez.
Permanecer sentado por longos períodos é uma das maiores causas de dores na região lombar. Há exercícios que podem ser feitos, no local de trabalho, para mover os músculos desta região e melhorar a circulação.  
Recomenda-se, sobretudo, a flexibilidade postural, isto é, que a pessoa mude de posição, se movimente de tempos em tempos, regularmente. Após algum tempo sentada, fazer alguma actividade que exija caminhar na sala, por exemplo, ou realizar algum tipo de alongamento.



As pessoas que sofrem de cansaço generalizado, sem causas médicas, beneficiam com mais exercício ao invés de mais descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário