Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


03 maio 2011

Que calçar para correr?


Por várias vezes, durante as minhas corridas diárias, sou confrontado com opiniões diversas dos meus companheiros de corrida, sobre o calçado mais adequado para correr.
Não é fácil decidir mas, na minha opinião, uns bons ténis de corrida, dependem de vários factores, entre eles o peso do utilizador, o tipo de apoio que fazemos (planta do pé é diferente de uma pessoa para outra), o piso onde treinamos, a frequência de utilização, entre outros.
A marca pouco importa. Importante é gostarmos, estarmos adaptados a um determinado tipo de sapato, sentirmo-nos bem com ele e ter as características que se adequam a quem os usa. Neste momento uso quatro ténis, curiosamente todos diferentes. Tenho Adidas, Nike, Asics e Sportzone. Estes último só uso pontualmente, quando os outros estão molhados e só em pisos de terra. 
Os ténis, assim como os pés, merecem alguns cuidados. Se utilizarmos o calçado mais adequado, os nossos pés agradecem.
O aspecto exterior dos ténis nem sempre diz o estado em que está. Pode estar muito bonito por fora e a estrutura interna estar muito desgastada e amassada sem capacidade de amortecimento.
         Pessoalmente tenho alguns cuidados com os meus ténis, a saber:
- ponho sempre os ténis a arejar depois do treino;
- uma vez por mês lavo os ténis com água e sabão e secam à sombra;
- uso nas provas sempre os mesmos ténis, os de melhor qualidade (os Asics);
- muito importante é também a peúga que se usa, que não deve ser nova e de preferência de algodão;
- tenho sempre a preocupação em cortar as unhas dos pés com  alguma frequência;
- aperto bem os cordões, sem magoar o pé, e dou sempre dois nós para não desapertarem;
- compro sempre um número ou meio (dependendo da marca e modelo) acima do que normalmente uso noutro calçado.
- depois de comprarmos uns ténis ando uns tempos com eles antes  de fazer uma prova ou um treino mais pesado;
- há quem defenda que a duração dos ténis devem ser de 600 a 900 quilómetros, contudo, penso que depende sempre da qualidade dos mesmos.

Ultimamente têm aparecido defensores do correr descalço, ou seja, usar um sapato minimalista que mais parece estar-se descalço. Uma outra corrente defende calçado sem cunha, sola paralela ao solo e com pouca espessura, comparativamente aos actuais. Diz-se que o actual calçado desportivo não melhora o desempenho nem evita lesões. Tenho muitas dúvidas. Com o tempo veremos a eficácia e utilidade dos mesmos.
Apesar de tudo isto, defendo que, sempre que houver dúvidas sobre o calçado a usar, problemas nos pés ou outros que podem ser resultantes ou não do treino, sugiro a consulta de um Ortopedista, Podologista ou outro especialista da área, pois só eles podem melhor aconselhar quando os pés são problema resultante do treino e do uso adequado ou não do sapato de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário