Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


22 maio 2011

Corrida!...só ou acompanhado?


A corrida deve ser efectuada com companhia ou só? Pessoalmente, e julgo que a maioria dos que fazem corrida continua, já experimentei as duas situações e ambas são proveitosas, se bem que diferentes. Nem sempre é possível ter companhia, pelo que, a corrida sem companhia é a solução para muitas situações. Gosto de ter companhia para correr, mas depende do ritmo imprimido pelos companheiros, mas defendo que é sempre preferível ter companhia, pois ajuda bastante a passar o tempo. Contudo, é preciso ter sempre presente, que não devemos alterar muito o nosso ritmo de corrida. Principalmente nos treinos mais longos, acima de uma hora, com alguns treinos a ultrapassarem as duas horas, é benéfica a companhia de alguém. Já tenho feito alguns treinos bem longos e sem companhia, onde consigo encontrar o ritmo ideal para esse tempo sem grande esforço. Provavelmente se tivesse companhia o ritmo seria diferente e não sei se faria o mesmo tipo de treino. Há momentos para tudo, poderá ser psicológico, mas comigo funciona muito assim. Nos treinos mais curtos, a companhia, por vezes, pode ser prescindível. Mantemos o ritmo ideal, aquele que se ajusta a nós. Situações existem em que, numa fase de algum sofrimento (em treinos por vezes também se sofre), para mantermos a companhia de alguém temos que “dar duro” e sente-se bem nas pernas o esforço dispendido para acompanharmos os colegas de corrida.
Portanto, voltando à questão inicial, defendo sempre a companhia mas, pontualmente, por diferentes razões, deve-se treinar só. A companhia, por norma, funciona como estímulo e impulso para o treino. Principalmente para quem se inicia na corrida, defendo que a companhia é imprescindível. Sem ela, por norma, ao fim de alguns dias de corrida desaparece a força de vontade. É preciso encontrar a companhia certa para esta aventura saudável que é a corrida contínua.
Importante é terminar o treino/corrida com alguma satisfação e não em sofrimento constante. Pontualmente podemos aumentar o ritmo, mas nunca por sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário