Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


17 fevereiro 2013

O professor, o pároco e o médico,...a trilogia do respeito

Ainda tenho presente a imagem da minha professora da escola primária. Bonita, voz firme, arranjada a preceito mas, achava eu, distante. Ainda hoje a vejo e sinto saudades, não do que vivi, já passou, mas do respeito que impunha sem o exigir. Lembro-me que brincávamos sem nos maltratar mas, também, com alguma criatividade e astúcia normal para crianças com 7/8 anos. Não havia grandes berros nem muitas imposições tempestuosas, as regras quase que estavam marcadas no nosso pensamento ao entrar na escola. Por vezes, lá se ouvia um gemido de uma ou outra reguada ou até palmada por algo menos bem conseguido mas ficava por ali, pois se o sucedido chegasse a casa o resultado poderia ser mais doloroso. O respeito que tínhamos pelo professor só se igualava ao que era guardado ao pároco e ao sr. Doutor quando este ia fazer um qualquer domicilio a alguém bastante doente. Que saudades que eu sinto desse tempo, do respeito que as pessoas tinham por alguém que lhes prestava um serviço da maior relevancia para toda a aldeia. Volvidas algumas décadas nem uns nem outros são respeitados como merecem, pelo contrário, hoje é o próprio poder politico a assumir e colocar-se na dianteira ao desrespeitar aquela trilogia, antes sagrada e hoje, se calhar, maldita, tantas são as ofensivas do poder contra a classe docente e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário