Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


18 julho 2011

Andebol, será para ficar?


Estes dias, tive uma experiência profissional que dificilmente irei esquecer. Por um convite vindo da Maia, para uma equipe de Barcelos participar num torneio de Andebol, foi necessário arranjar uma equipa para participar no Maia Handball Cup. Por conveniência, recorremos às AEC’s, mais propriamente ao Agrupamento de Vila Cova, para, em conjunto com os professores que leccionaram a Ed. Física, arranjarmos um grupo de jovens que já tivessem algum contacto com o Andebol. Foram convocados alguns pais uma reunião e previamente foi-lhes explicada a razão da mesma e marcados de imediato três treinos com esses jovens. Deu para ver alguma disponibilidade motora dos jovens e uma vontade enorme em praticarem uma modalidade diferente. No primeiro dia do torneio dava para ver algum nervosismo que, depois de iniciado o jogo ficou dissipado. O empenho, a dedicação, o entusiasmo eram tais que os próprios pais estavam radiantes de tal manifestação de felicidade dos seus filhos. Este é o exemplo de muitas vezes os jovens não praticam determinada modalidade desportiva porque não se lhes dá essa oportunidade. A partir de agora só não arranca o Andebol em Vila Cova se os adultos não quiserem. Existem jovens entusiastas, há pais com alguma determinação e dedicados, é só aparecer a entidade ou organismo certo e o Andebol será uma realidade. Em Vila Cova existe uma escola com pavilhão desportivo, existe um clube organizado, existe uma junta de freguesia com algum interesse já manifestado e existe uma direcção da escola com sensibilidade, pelo que, na nossa opinião, é só juntar as entidades e chegarem a uma plataforma de entendimento que faça com que, já a partir de Setembro, avance o Andebol, o que seria o único pólo de Andebol em Barcelos. Entre outras esta é, por certo, uma das vantagens da Educação Física no 1º ciclo, uma vitória das AEC’s em Barcelos e um dos objectivos da EMD, o fomento desportivo. A ver vamos, mas espero que tudo dê certo.

11 julho 2011

Férias... mas com saúde!


Apesar de estarem de férias, não deixem de manter hábitos de vida saudáveis. “Façam actividade física”. Nos últimos dias de aulas, deixei por várias vezes este recado aos meus alunos. Ao longo destes últimos dias tenho visto alguns a fazer umas corridas no parque da cidade. Fico feliz pelo facto de ter deixado alguma marca que os leva a procurar a actividade física durante este período de alguma alteração nas rotinas diárias de cada um. Claro que não peço que corram todos os dias uma hora ou mais, como eu faço actualmente. Quero, isso sim, que mantenham alguma da dinâmica que tiveram ao longo do ano. Podem procurar actividades bem diferentes, e tenho visto alguns alunos a irem até ao ginásio, vejo bastantes a andarem de bicicleta e, como será de esperar, muitos outros devem fazer as suas “peladinhas” de futebol e voleibol na praia. Não se esqueçam que através da actividade física se conseguem boas e salutares amizades, muito comuns nas férias, além de estarem a zelar pelo vosso bem-estar físico e psíquico.
Com alguma e boa actividade física, desejo a todos umas boas férias!

01 julho 2011

Três Mosqueteiros de Barcelos

Ter três clubes distintos, em três modalidades diferentes e os três nos escalões máximos das respectivas modalidades, é proeza que poucas cidades deste país podem celebrar. Mas, quando essa cidade se situa numa região desafortunada e destinada a suportar o desemprego, digamos que dá mesmo que pensar. Pois é, neste momento Barcelos tem o Basquete Clube de Barcelos (Basquetebol), o Óquei Clube de Barcelos (Hóquei em Patins) e o Gil Vicente F C (Futebol) a levar bem longe, esperamos, o nome de Barcelos. Muitos se questionam como será possível aos barcelenses e ao Município, suportarem os custos de tão elevado estrelato daqueles clubes. Todos reconhecem que há um serviço prestado por esses clubes ao levarem o nome de Barcelos aos diferentes cantos de Portugal. Claro que em dimensões diferentes, levam a comunicação social a falar todas as semanas, pelo menos, no nome da cidade e dos barcelenses. Isto tem um preço e aí o município deve pagar esse serviço. Outra coisa é suportar má gestão, caprichos e bazófias de alguns senhores que se servem do lugar que ocupam para poder ostentar o cargo e ver-se no cantinho da janela oferecido pela comunicação social. Os três clubes têm formação que deve merecer algum olhar da autarquia, mas deve-se ver que formação. Dos três, parece-me que o BCB tem as coisas mais bem estruturadas e com pessoas mais bem formadas. No Gil falta um projecto de formação digno do nome. O Óquei parece-me ser aquele que está em piores lençóis. Com uns remendos que, mesmos esticando, dificilmente conseguirá tapar o mal que fizeram nos últimos anos e pode estar “condenado”. Num ano onde a crise é quem mais reina, veremos o que cada clube poderá fazer e a forma como irão resistir a essa crise. Os mais criativos, os mais preparados, os que menos “inventarem” sairão vencedores. No final da época faremos o balanço. Até lá, boa sorte a todos!