Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


09 abril 2011

A Idade para o Exercício Físico


Ontem, ao fazer uma auto-avaliação com os meus alunos do 12ºano, resolvi perguntar-lhes quantos deles faziam, habitualmente, actividade física e/ou desportiva durante todo o ano. Deu para ver, algo que não me surpreende, que a grande maioria não faz absolutamente nada, e os que fazem alguma coisa, fazem-no, no máximo, durante 3 ou 4 anos, não mais. Fiz-lhes ver que, no caso deles, a partir do próximo ano lectivo, com a entrada na universidade, a percentagem daqueles que vão continuar a fazer desporto ainda é mais reduzida.
È um dado adquirido que, a faixa etária dos 18 aos 30 anos é aquela que menos exercício físico voluntário regular desenvolve. Esta situação só se inverte por volta dos 35/40 anos de idade. É a idade em que, geralmente, há alguma estabilidade a vários níveis, e também, quando se começa a pensar em alguns malefícios que o sedentarismo provoca na saúde.
Ainda hoje, ao consultar a lista dos inscritos na Meia Maratona Vigo-Bayona, do dia 10 de Abril, deu para ver que cerca de 65% dos inscritos são veteranos nos seus diferentes escalões, dos 40 anos em diante.
Que bom seria que os nossos jovens, a começar pelos nossos alunos, tivessem outra atitude para com o exercício físico, essencial para a melhoria da qualidade de vida e da saúde de todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário