Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


21 maio 2013

Como melhorar o nosso Gil...

Quem no domingo passado foi ao Estádio Cidade de Barcelos ver o jogo Gil Vicente com o Estoril pode verificar várias coisas à volta de um só jogo. Começou por aperceber-se logo à entrada, de uma campanha de angariação de verbas da APACI que, pelo que pude ver, terá sido satisfatória. Lá dentro não passou despercebida uma claque de apoio ao Gil onde os intervenientes levantavam cada um uma placa onde, no seu conjunto, podia ler-se a Escola Secundária de Barcelos apoia o Gil. Ao lado uma outra tarja dizia APACI apoia o Gil. Coisa simples, pode dizer-se, mas significativas tal eram os comentários à minha volta onde pude ouvir: é pena não virem mais escolas e instituições pois davam maior colorido e apoio à equipa. É preciso trazer as escolas ao estádio, dar condições, fazer protocolos e todos ficam a ganhar. Claro que o resultado não foi o melhor mas, contudo, registo o facto de no final, ao contrário de outros jogos, os adeptos, apesar de descontentes com o resultado e a exibição, não terem assobiado a equipa. Hoje soube que o treinador não fica na próxima época, o que até acho normal. Mas, penso eu, não chega pois seria preciso mudar muita coisa no clube. Ao nível das classes mais jovens os resultados têm sido um desastre. E não se desculpem com más condições. Há muitos clubes com as mesma e até piores condições e resultados surpreendente, vejam o Rio Ave, o Varzim ou Leixões, só para indicar alguns. Repensem a estrutura do clube. Não chega mudar as moscas…

12 maio 2013

O prazer da corrida, desta vez, em Cortegaça...

Terminada que está mais uma meia maratona, desta vez, a de Cortegaça, é tempo de fazer um balanço que começando pelo fim, o geral, posso dizer que foi positivo. O dia estava magnífico, um sol bem brilhante, temperatura amena, ligeira brisa e um percurso sempre bem perto da natureza, são tudo ingredientes que satisfazem quem gosta da corrida de lazer. Pena é que ao longo do percurso não exista publico, apenas uns caminheiros que fazem os seus passeios dominicais e alguns, bastantes até, ciclistas que passam num e noutro sentido sem nunca perturbar quem corre. Pessoalmente a corrida não me correu muito bem, senti bastantes dificuldades durante todo o percurso, talvez fruto do passeio de BTT do dia anterior e também pelo facto de ter sentido nas últimas semanas algumas dores no tendão de “aquiles” do lado direito. Contudo, terminei e convivi com muitos habituais parceiros das corridas.

11 maio 2013

II Passeio de BTT da Escola Secundária de Barcelos

Realizou-se hoje, dia 11 de maio, o II Passeio de BTT da Escola Secundária de Barcelos. À hora marcada, 8:45h, lá estavam os aventureiros com as suas bicicletas e munidos do seu lanche não fosse a fraqueza trair alguém. Além dos professores organizadores (de Geografia e de Educação Física) contamos com alunos do 3ºciclo, pais e funcionários. O passeio iniciou-se junto à escola, passou junto à Camara Municipal, Fonte de Baixo, Bairro da Misericórdia, Lugar do Olhal, percorrendo os caminhos até Mariz o mais próximo possível do Rio Cávado. Em Mariz, na sua praia fluvial, fez-se uma pequena paragem para reagrupar e lancharem. Uns ainda foram até Perelhal e, por volta das 11h iniciou-se o caminho de regresso. Terminou cerca das 12:30h no mesmo local da partida, a escola. Penso que todos ficaram satisfeitos e prontos para nova aventura a efectuar no próximo ano que poderá ter um diferente figurino.