1.CAMPO - O campo de ténis é constituído por um rectângulo com 23,77m de comprimento por 10,97m de largura (singulares e pares), ou 8,23m de largura (só singulares). Este é dividido a meio, no sentido da largura, por uma rede que deverá esta completamente esticada, de forma que ocupe totalmente o espaço entre os dois postes.
A altura da rede deverá ser de 0.914 m ao centro, onde deverá ser mantida tensa por uma cinta de cor completamente branca, que não poderá ter mais de 5 cm de largura. A fita, cobrindo a corda ou o cabo metálico e a parte superior da rede, não poderá ter menos de 5 cm nem mais de 6,3 cm de altura, de cada lado.
2.MATERIAL
2.1.A Raqueta - As primeiras raquetas que se usaram eram inteiramente de madeira. Neste momento existem raquetas metálicas, de fibra de vidro, de grafite e de titânio.
Existem quatro tamanhos de raquetes: Mini (5-7 anos), Cadete (8-9 anos), Júnior (10-11 anos) e Sénior (+12 anos).
2.2.A Bola - As bolas são amarelas, ocas e feitas de borracha envolvidas por um tecido de “nylon”.
3.IDENTIFICAÇÃO DO JOGO - O jogo de ténis pode ser praticado por 2 (singulares) ou 4 (pares) jogadores.
O objectivo do jogo consiste em:
- defender o “meu” campo, isto é não perder pontos;
- atacar o campo do adversário de forma a ganhar pontos.
Desenvolvimento do jogo:
O jogo consiste em fazer passar a bola por cima da rede com a raqueta, para que a mesma vá cair dentro do campo do adversário.
A bola é posta em jogo através do serviço que deverá ser cruzado e entrar no rectângulo do serviço (campo do adversário).
Os encontros disputam-se à melhor de 3 ou de 5 “set’s”. Cada “set” termina aos 6 jogos, com a diferença de 2 jogos. Caso o resultado seja 5-5, termina aos 7-5, ou caso haja 6-6, disputa-se um “tie-break”.
Cada jogo tem a seguinte pontuação: 15-30-40-Jogo. Termina quando haja a diferença de 2 pontos. Caso se verifique 40-40, procede-se ao sistema de vantagens.
4.Técnica de Direita
A direita, tal como a esquerda, é um gesto técnico normalmente executado no fundo do campo, próximo da linha de fundo. É um gesto técnico fundamental no ténis. Constitui a base de ataque de muitos jogadores.
1. POSIÇÃO DE ESPERA - A pega de direita - Ligeira inclinação do corpo 2. PREPARAÇÃO DA RAQUETA ATRÁS - Rodar o pé da pancada para o lado - Rodando os ombros e armando a raqueta à altura da cabeça 3. COLOCAÇÃO DE LADO E ATRÁS DA BOLA - Avançar o pé do lado oposto - Movimento da raqueta atrás e a baixo - Cabo da raqueta aponta para a bola | 4. BATIMENTO DA BOLA - Movimento a raqueta de baixo para cima - Batimento à frente do corpo - Cabeça da raqueta à altura da mão 5. ACOMPANHAMENTO E FINALIZAÇÃO - À frente do corpo - Cabeça da raqueta aponta para o opositor - Calcanhar do pé de trás eleva-se para permitir a transferência do peso - Manter o equilíbrio |
5.Técnica de Esquerda
1. POSIÇÃO DE ESPERA - Pega de esquerda - Ligeira inclinação do corpo 2. PREPARAÇÃO DA RAQUETA ATRÁS - Rodar o pé da pancada para o lado (Peso do corpo nesse pé) - Rodando os ombros e armando a raquete atrás - Cabeça da raqueta sai para trás à altura do ombro - Duas mãos a controlar a raqueta atrás 3. COLOCAÇÃO DE LADO E ATRÁS DA BOLA - Peso do corpo distribuído pelos dois pés - Dirigir o cabo da raqueta em direcção à bola - A mão livre sustenta a raqueta pelo coração | 4. BATIMENTO DA BOLA - De trás para a frente e de baixo para cima contínuo - À altura da cintura e à frente da perna mais adiantada - Cordas da raqueta ligeiramente abertas - Raqueta paralela ao chão 5. Acompanhamento E FINALIZAÇÃO - Em frente ao corpo e braço esticado - Cabeça da raqueta aponta em frente - Calcanhar do pé de trás levantado devido à transferência do peso do corpo para o pé da frente - Mão livre para trás do corpo |
6.Serviço - É uma das pancadas básicas do ténis, é com ele que se inicia o ponto e é por isso considerado por muitos a pancada mais importante. Tacticamente tem características muito especiais pois é a única pancada em que o jogador só depende de si próprio. Existem três tipos de serviço: chapado, cortado e liftado.
1 - Posição de preparado - Pega continental - Pé da frente a 45º e o pé de trás paralelo à linha de fundo - Corpo a 45º com a linha de fundo 2 - Lançamento da bola e subida da raqueta - Simultaneamente preparação da raquete para trás com o lançamento da bola pela frente com movimentos circulares dos braços 3 - Posição de trofÉu LEVANDO A RAQUETE ÀS COSTAS - Mão que não tem raquete a apontar a bola - Olhar fixo na bola | 4 - Impacto - No ponto mais alto onde se chega com a raquete, à frente do corpo - Posição de frente para a rede central do campo 5 - Terminação - Com a raquete por baixo do braço da frente - 80% do peso do corpo no pé da frente - Rotação do pé de trás |
Nenhum comentário:
Postar um comentário