Ao longo de uma carreira de mais de 25 anos no ensino será normal que, de quando em vez, nos deparemos com interrogações sobre a função e importância da Educação Física juntos dos nossos alunos e até no sistema de ensino. Ainda me lembro de, nas minhas primeiras aulas de Educação Física como alunos, me serem dadas indicações e regras militares, nomeadamente o marchar e responder ás diferentes vozes e indicações. Já enquanto professor havia uma preocupação primordial com a higiene pessoal. Muitos eram os alunos que tinham como única oportunidade de tomar um banho, a aula de Educação Física. Paralelamente e com maior ou menor importância vêm os primeiros contactos com as diferentes modalidades desportivas e a importância das regras das mesmas no moldar a personalidade dos jovens. Neste momento este papel é quase maioritariamente assumido pelos clubes e associações. Por outro lado já existem motivações e experiências que ultrapassam as possibilidades da própria escola, tal é o leque diversificado de actividades radicais que são oferecidas fora da escola e tão do agrado dos jovens
Em pleno século XXI e com avanços e recuos quanto à responsabilidade que a disciplina granjeou junto da sociedade e do modelo educacional nacional, tenho presente e defendo como principais valores e objectivos da Educação Física, a saber:
· Insuflar valores de tolerância e racionalidade;
· Incutir hábitos de vida saudáveis;
· Transmitir exemplos de perseverança;
· Dar dicas aos jovens que os levem a manter-se activos pela vida fora.
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