Barcelos a Correr



"A actividade física pode não dar mais anos de vida mas dá, com toda a certeza, mais vida aos Anos"


25 setembro 2013

Venham as eleições...

Em época de eleições autarquicas e vendo a “figura” que muitos dos protagonistas em campanha e outros menos protagonistas, mas que esperam sempre por algo do que vai sobrar, isto no caso de vencerem, fico boquiaberto ao ver gente sem escrúpulos, de uma hipocrisia bacoca que me dão muito que pensar. São sorrisinhos, beijos e abraços em tudo o que mexe. De bandeirinhas na mão ou no carro, embora alguns, mais tímidos ou que tem um pé de cada lado, estão sempre na última fila e de preferência longe para não serem vistos. Com os seus carros percorrem tudo o que é lugar qual peregrino em busca da salvação, buzinando tanto ou mais do que quando o seu clube é campeão. Será que esta gente pensa que por vir a tirar um ou outro dividendo tudo lhes serve de motivo para se virarem do avesso? Claro que daqui a uns meses, poucos, vencedores e vencidos já estão acomodados à sua situação de vida e tudo passa, esperando por uma próxima oportunidade ou então desfrutando daquilo que lhes tocou. Contudo, nem uns nem outros deixam de ser apontados e vistos como os pregadores e seguidores de algo que nem eles sabem como e porquê defendem, sabem, isso sim, que querem atingir algo memo que para tal tenham que trepar sobre alguém empurrando-o para baixo, bem para baixo, se possível espezinhá-lo. Ao ver todo este espectáculo deprimente vem-me a memória o meu avô e o que me dizia dos políticos da sua época, “com esta gente nem de mal nem de bem, é estar sempre longe mas sempre atento”. Um dia muita desta gente, pelo menos aqueles que pensam, verão que tudo foi efémero, pouco lhes valeu. Ganharam algo mais material e algum poder mas perderam o maior dos valores a dignidade, essa não se veste de falsidade, de ganância nem de hipocrisia. Venham as eleições…

23 setembro 2013

Meia Maratona de Guimarães!...mas que conquista!!!

Ontem tive a meia maratona mais sofrida que alguma vez fiz. Sabia que com aquele calor não seria fácil, contudo nunca pensei sofrer tanto. O percurso algo desnivelado, também não facilitou. No final desta Meia Maratona de Guimarães, só se ouvia dizer “aqui nunca mais”, tais foram as dificuldades do percurso, somadas ao calor sufocante que se fez sentir. Mas não serve de desculpa, pois desde a meia de Viana do castelo, em Janeiro, nunca mais fiz uma prova em condições. Não sei se por cansaço físico se psíquico, certo é que mesmo com treinos normais, embora menos intensos e mais curtos, não encontro uma explicação para estas dificuldades neste últimos meses. Na meia de ontem, então, foi terrível. Cheguei ao fim sem forças e com um tempo de 2:02, bastante longe das marcas normais que sempre tenho feito, entre a 1:38 e a 1:43. É claro que vi muita gente a fraquejar ainda mais que eu, mas isso não me serve de desculpa. Terei que repensar o treino e analisar muito bem a minha saúde física para ver se as coisas, pelo menos, me permitam fazer umas corridas sem dificuldades de maior.

01 setembro 2013

Grande Prémio de Atletismo Nossa Senhora das Dores, em Alvelos, Barcelos

Depois de alguns meses sem fazer qualquer prova, chegou a hora de voltar à estrada. Uma pequena prova de 8 Km, para recomeçar não foi nada mau. Estava uma manhã de bastante calor, mas com muita vontade de todos aqueles que aderiram a esta corrida popular, no âmbito de uma das muitas festas que se celebram durante este mês de agosto aqui o Minho. Tudo estava organizado a preceito e não faltaram os comes e bebes a que todos os participantes tiveram direito. Prémios foram muitos e diversos, desde garrafas de vinho, t/shirts, água à discrição, sumos variados e até cerveja para aqueles mais afoitos e que não dispensam uma boa bem fresquinha num dia de calor. Quanto ao nível da prova, posso dizer que muitas corridas com outro calendário e mais conhecidas, não conseguem ter atletas de tamanha nomeada como os que hoje correram em Alvelos. Fora da corrida, mas na entrega dos prémios estiveram ainda outros colossos do atletismo nacional, como a Fernanda Ribeiro e Jéssica Augusto. Parabéns à organização e a todos os que colaboraram e permitiram tal êxito.